O Facebook pode te arranjar um emprego!

Infográfico mostra a participação das redes sociais na hora de buscar vagas e efetuar contratações




Reprodução
Empregos
Num mercado cada vez mais competitivo, as empresas têm se utilizado de um recurso bastante atual na hora de contratar funcionários: as redes sociais, que alcançaram até o ambiente profissional, e podem ser decisivas para preencher uma vaga.

Um infográfico postado no Mashable pode comprovar o poder desses sites. As informações dão conta que cerca de 18,4 milhões de americanos conseguiram seus respectivos trabalhos atuais através do Facebook, ganhando até mesmo do Twitter, com 8 milhões, e do LinkedIn, com 10,2 milhões.

Se você ainda tinha dúvidas da grandeza dessas plataformas sociais, que tal quebrar um pouco a rotina e enfrentar a rede? Veja algumas dicas!

Como os usuários têm encontrado vagas?

Nove em cada 10 profissionais possuem perfis em redes sociais, e 54% utilizam o Facebook, Twitter ou LinkedIn para encontrar oportunidades, e um em cada seis usuários utilizam esses sites para serem contratados.

Além disso, 36% das pessoas encontraram seu trabalho atual através de indicações, 30% pelos jornais, 30% em anúncios na internet, 21% por sites de emprego na web, 20% por processos internos, 14% em planos de carreira e 13% por agências de recrutamento. As redes sociais tiveram uma participação de 16% na pesquisa, com um aumento de 11% em relação a 2010.

Crescimento das redes sociais para procurar empregos

O uso de cada plataforma social na hora de procurar oportunidades também é grande: 50% usam o Facebook, 25% o Twitter e 26% o LinkedIn. Os homens utilizam mais o LinkedIn (69%), enquanto as mulheres preferem o Facebook (44%).

Já 16% dos recrutadores buscam referências de seus candidatos através de seus perfis no Facebook, contra 9% e 6% do LinkedIn e Twitter, respectivamente.

Quem acessa seus perfis com frequência tem mais chance de ser contratado

Pelo menos 32% dos que acessam esses sites com frequência tem mais chances de conseguir um emprego, contra 20% entre os que não utilizam tanto. Esse número aumenta ainda mais no LinkedIn: 48%, enquanto no Facebook chega a 45% e no Twitter, 32%.

Quatro de dez pessoas que procuram vagas acessam assiduamente suas respectivas redes sociais. O grau de participação também é alto: 84% estão no Facebook, 39% no Twitter e 35% no LinkedIn.

Algumas dicas

O infrográfico ainda faz algumas sugestões de como tornar sua participação nas plataformas sociais mais interessante para os recrutadores. No caso do Facebook, por mais estranho que pareça, a dica dos responsáveis pela análise é que você evite postar notas ou atualizações que façam referências aos seus amigos. Eles sugerem que você use o site para descrever seus interesses de carreira.

Já no Twitter, siga os perfis de companhias que você gostaria de trabalhar, como também o de empresários. E no LinkedIn, utilize a mesma foto que você usa em vários sites no qual está inscrito, para evitar que seja confundido e ajude os recrutadores a lembrar do seu rosto.

É claro que muitas vagas podem exigir alguns requisitos técnicos e específicos dos candidatos, além do esforço físico e mental, dependendo da área profissional. Mas até que ponto vale a pena chegar aos próprios limites para se conseguir um emprego? É válido deixar de ser quem você é para construir uma imagem, só para chegar a um objetivo - neste caso, arranjar trabalho -, mesmo que a empresa não tenha nada a ver com você? Você deixaria seus amigos de lado no Facebook, por exemplo, para preencher uma vaga? Opine!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cinco dicas de como conquistar as metas do ano novo!

Tela do Notebook Trincou?